Freio para carretinha reboque: a disco ou a tambor?

Como funciona o freio a disco, a tambor e o de mão

Nos freios a disco o óleo aciona um pequeno pistão que pressiona as pastilhas de freio contra o disco, o que gera atrito e provoca a frenagem. Já nos freio a tambor, o óleo aciona os cilindros de freio, popularmente chamado de borninho de freio. Este movimenta as lonas contra o tambor, realizando a frenagem.

O freio de estacionamento, ou freio de mão, funciona mediante o acionamento das lonas mecanicamente por intermédio de cabos que estão tensionados pela alavanca do freio, que atua somente nas rodas traseiras.

História do freio à disco

O inglês Frederick Lanchester foi um dos precursores no advento do freio. Defrontando-se sempre com a pergunta “como parar uma roda”, este engenheiro idealizou o freio a disco em 1902, todavia não obteve êxito no lançamento deste modelo à época. Até então, todos os automóveis usavam o freio a tambor. O tipo de freio que ele inventou só reapareceu com maior uso na Segunda Guerra Mundial, ocasião em que foi utilizado aeronaves. Esse sistema de freio acabou por migrar para veículos terrestres indo para a linha de produção no ano de 1960.

Diagnóstico do sistema de freio a tambor

Muito se questiona sobre as diferenças de confiabiliade e segurança entre os freios a tambor e a disco. Contudo, o principal é saber o que está fazendo, ou pelo menos contratar alguém que sabe. Além disso, é importante comprar peças para reboque de qualidade, que garantam que a carga será entregue sem acidentes.

Dicas de segurança para a fabricação do reboque e sistemas de freio inerciais

Sistema de freio inercial para carretinha

Peças para o freio a tambor do reboque

Munheca para reboque com freio

O freio a tambor para carretinha é, de longe, o sistema de freagem mais utilizado no mercado e inclusive tem seu uso defendido pala ANFATRE (Associação Nacional dos Fabricantes de Trailers, Reboques e Carretinhas). Isso porque, quando usado para um projeto de carretinha desenvolvido por uma fábrica de reboques homologada, ele garante a segurança e confiabilidade que o condutor precisa a um preço acessível ao mercado brasileiro. Isso tudo, é claro, também exige manutenção ao longo dos anos. Para isso, é bom saber como os sistemas de freios inerciais funcionam, obtendo-se uma melhor conversação e entendimento do que o mecânico diz e do orçamento que este passa.

A munheca para reboque é vendida separadamente, mas pode, também, já vir com o freio e o eixo para carretinha.

Principais diferenças do freio a disco e freio a tambor

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