Projeto de Carretinha Reboque: Eixos, Freios e Suspensão

Muitos dos nossos clientes desejam saber um pouco mais sobre como funciona um eixo, para poderem aperfeiçoar seus projetos de modelo de reboque à venda. Por isso, decidimos fazer este compilado, com algumas informações teóricas e práticas, de modo a auxiliar em qualquer projeto de carretinha reboque no que tange ao eixo para carretinha. Também adicionamos algumas informações sobre suspensão e tipos de sistemas de freio para reboque.

Eixos especialmente feitos para reboques

Eixos de torção, ao contrário do que se pensa, são mais macios e promovem uma direção mais agradável por serem separados, ou seja, cada lado do eixo reage de acordo com o piso que está rodando. Sendo assim, o impacto de um lado não é transmitido ao outro como nos eixos convencionais, que usam feixe de molas ou mola espiral, o que é a oferta de muitas empresas, e que são simplesmente uma adaptação para carretinhas, mas que não foram desenhadas e nem projetadas para reboques; são uma “adaptação”.

Funcionamento geral e tipos de eixos, suspensões e freios

Como funciona o Eixo Diferencial

Quando as rodas são ligadas por um eixo sólido, elas não podem rodar separadamente e, para fazer uma curva, uma das rodas acaba patinando. Para contornar tal problema, os engenheiros teriam de encontrar um modo de conectar as duas rodas traseiras ao motor ser resultar na derrapagem ou patinação de uma delas. Daí, inventaram o Diferencial, uma peça ligada ao eixo traseiro que movimenta as rodas deste a uma velocidade diferente. A princípio, parece algo complicado, mas quando se entende seu funcionamento, percebe-o como algo extremamente simples.

Imagine um trailer com duas rodas em eixos separados, que possuam uma cruz ao final de cada um destes e que tangenciem outra cruz, central mais acima, ligada ao volante. Quanto este é girado, a cruz que obedece-o irá tocar a cruz dos eixos para reboque de modo diferente, o que garantirá que cada roda gire apenas o necessário para fazer a curva sem derrapar.

7 Tipos de suspensões:

Como funciona a suspensão e como indentificá-la

  1. Eixo rigido com feixe de molas
  2. Eixo de torção ou eixo rígido
  3. McPherson
  4. Duplo Triângulo (duplo A ou double Wishbone)
  5. Multilink
  6. Suspensão magnética
  7. Suspensão a ar

2 tipos de sistemas de freio para reboques

Principais diferenças e como funciona o freio

Explicação dos princípios básicos de funcionamento dos dois sistemas de freio para carretinha
  1. Cilindro mestre
  2. Fluido de freio
  3. Freios a disco
  4. Freios a tambor
  5. Pastilhas de freio
  6. Lonas de freio
  7. Sapatas de freio
  8. Burrinho de freio
  9. Cilindro de freio
  10. Pistoes de freio
  11. Pinça de freio
  12. Discos de freio
  13. Tambor de freio

Peças para Reboque para quem sabe como montar uma carretinha

Eixos para Reboques

Eixos para Reboques
Suporte de apoio para barcos
Suporte de apoio para barcos
Rolete para carreta de barco
Rolete para carreta de barco

Curiosidade: o que é um eixo de acordo com o dicionário?

  1. linha reta, real ou imaginária, que atravessa o centro de um corpo e em torno da qual esse corpo efetua ou pode efetuar movimento de rotação.
    “e. de eclíptica”
  2. linha principal que divide um corpo em segmentos simétricos ou equilibrados.
    “eixo do corpo humano”
  3. linha imaginária que divide um plano longitudinalmente.
    “e. de uma linha férrea”
  4. ligação fictícia ou área de terreno que vai de um ponto geográfico a outro.
    “e. Rio-São Paulo”
  5. peça que articula em torno de si, em movimento de rotação, partes de um mecanismo.
    “e. de uma turbina”
  6. barra, quase sempre de metal, em cujos pontos extremos são fixadas rodas de um veículo ou de outra máquina.
  7. astr reta fictícia em volta da qual um astro faz seu movimento de rotação.
  8. geom.anl reta sobre a qual se convenciona um sentido positivo, uma origem e uma unidade de comprimento.
  9. geom reta comum a um feixe de planos.
  10. fig. a ideia fulcral; o ponto mais importante.
    “o e. de um debate”
  11. fig. aquilo que sustenta; apoio, arcabouço.
    “e. de um governo”

Caso não veja um projeto que te agrade aqui, converse conosco. Pode ser que a gente arrume um que te agrade. Estes são da empresa fabricante de reboques Vale do Aço.

Projeto de carretinha para carregar 1 moto

Projeto de carretinha para carregar 3 motos

Projeto de reboque para 6 motos

Suspensão de carretinha

Anteriormente, tudo era mais complicado. A suspensão era instalada na carretinha como dois feixes de mola e a manutenção e troca deveria ser uma constante. Contudo, hoje em dia, a suspensão é interna ao eixo de torção da carretinha que, por meio de borrachas especiais se encarrega de fazer o papel de suspenão da carretinha. Confira o vídeo a seguir sobre como funciona a suspensão.

Explicação em áudio de um fabricante de carretinha há mais de 30 anos no mercado

Sobre eixos de torção e suspensões de mola

Eustáquio é fundador da Reboques Vale do Aço e entende como ninguém de projetos de carretinha reboque. Ele nos dispôs um pouco de seu tempo para nos explicar qual a diferença da suspensão para carretinha em comparação com os eixos de torção.

Eixos de torção para carretinha são mais seguros e apresentam menor necessidade de manutenção devido às borrachas especiais fesenvolvidas especialmente para o peso por eixo desejado.

Eixos de torção para carretinha com freio. Já com suspensão interna

Eixos de torção para carretinha com freio. Já com suspensão interna

Eixos de Torção para Reboque com Freio. 850 a 1800 kg

Eixo para carretinha com freio. Torção a 1800 kg

Eixos de Torção para Reboque com Freio. 850 a 1800 kg

Eixos de torção com freio a 1500 kg

Eixos de Torção para Reboque com Freio. 850 a 1800 kg

Eixos de torção com freio a 1350 kg

Eixos de Torção para Reboque com Freio. 850 a 1800 kg

Eixos de torção com freio para reboque – 1050 kg

Eixos de Torção para Reboque com Freio. 850 a 1800 kg

Eixos de torção com freio a 850 kg

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