Como colocar freio na carretinha
Preparação do trailer:
Levante o reboque sobre um suporte, solte o freio de mão e estenda por completo a barra de tração [5] no dispositivo de esbarro controlado.
Condições prévias:
- Iniciar o processo de ajuste sempre nos freios das rodas do reboque
- Durante o processo de ajuste deve rodar a roda apenas na direcção de marcha a frente
- Não deve haver tensão aplicada no disp. de bloqueio de expansão do freio – evtlm, aliviar o tirante do freio [6] na compensação dos freios. Verifcar o movimento fácil do disp. de bloqueio de expansão e do cabo [11]
a) Processo de ajuste do freio para reboque:
12 parafusos de ajuste
13 guias para cabos
14 Disp. de bloqueio de expansão
15 sapatas de freio, uma unidade cada
16 sapata de freio complementar: contém o suporte para a sapata de freio e a sapata do freio

b) Compensação nos freios [8]
- Pré-ajuste o comprimento do tirante do freio [6] (é permitida pouca folga na alavanca de desvio)
- Ativar o freio de mão [3] e controlar a posição das balanças de compensação [9+10] ==> posição perpendicular em relação ao tirante do freio
- Evtlm. corrigir a posição da compensação do freio [10] e, além disso, a compensação principal [9] no atrelado com eixo tandem.
c) Tirante do freio [6]
- Ajustar o comprimento do tirante do freio [6] sem folga
- Alavanca de desvio [4] sem folga
Abertura da chave – Parafuso de ajuste [12]
Tam. freio
160×35 / 200×50
250×40
300×60
Abertura da chave
AdaC 17
AdaC 19
AdaC 24
1 Cabo de segurança
2 Disp. de engate na esfera de
tracção
3 Alavanca do freio de mão
4 Alavanca de desvio
5 Barra de tração com fole
6 Tirante do freio
8 Balança de compensação
compl.
9 Balança de compensação
(tandem)
10 Balança de compensação
(eixo único)
11 Cabo

Reajuste:
- Acionar várias vezes o freio de mão [3] e aplicar uma ligeira pressão com a mão para colocar o sistema de freios.
- Verificar a posição da compensação de freios [9+10] – posição perpendicular em relação com o tirante do freio
- Verificar a folga no tirante [6], evtl, ajustar novamente o tirante do freio [6], sem folga e pré-tensão.
- Verificar a posição do freio de mão [3].
- Alavanca do ponto neutro – primeira resistência mais ou menos 10.15 mm atrás do ponto neutro
- Alavanca do segmento de dente – primeiro efeito mais ou menos no 3º dente
- Verificar o andamento livre das rodas com o freio libertado.
Verificação final:
- Bloqueios (segurar as porcas sextavadas contra movimentos no disp. de transferência)
- Verificar (Cabos, compensação dos freios, tirante…).
Test drive: realizar evtlm. 2-3 freiagem de teste.
Freiagem de teste: verificar a folga na alavanca de desvio [4] e, eventualmente, reajustar o comprimento do tirante do freio [6] sem folga
– durante uma freiagem normal um curso de esbarro controlado máx. de 2/3 é permitido.
Como reajustar o sistema de freio inercial para reboque
Reajustar o sistema de freio para reboque o suficiente, quer dizer compensar o desgaste das pastilhas normalmente por reajustar os freios das rodas. Procedimento como descrito em “processo de ajuste do freio para reboque“, verificar a folga na alavanca de desvio [4] e eventualmente reajustá-la.
O sistema de freio inercial para carretinha
Sistema de freio para reboque visto por dentro
Funcionamento do freio para trailer integrado à trava de engate
Como instalar o sistema de freio inercial para reboque
Eixo para reboque já com sistema de freio inercial
Caso tenha interesse em comprar um sistema de freio para carretinha já instalado no eixo de torção, verifique esta nossa categoria de peças para reboque: eixos para carretinha com freio. Lá, você encontra os eixos com freio que podem ser peditos de acordo com os respectivos pesos por eixo.
Munheca para reboque com freio
Geralmente vendemos o sistema de freio inercial para reboque já instalado é no eixo, mas caso queira comprá-lo junto com a munheca, ficaremos felizes em repassá-lo o orçamento. Confira esta nossa categoria de peças para carreinha para maiores informações: trava de engate para reboques